CULTURA

MAKER

Aqui no WR nossos alunos tem acesso às aulas de Cutura Maker em nosso Laboratório, com equipamentos, ferramentas e estrutura de ultima geração. O objetivo das aulas de Cultura Maker é propiciar aos alunos um ambiente que os permita serem protagonistas dos próprios processos de ensino-aprendizagem, trazendo da cultura do faça você mesmo a capacidade de resolução de problemas, a multidisciplinaridade e a diversão.

PROJETO

DE VIDA

Componente curricular fundamental, as aulas de Projeto de Vida ajudam nossos alunos a desenhar seus objetivos de vida e carreira em um espaço escolar seguro, com auxílio e suporte do professor.

ATIVIDADES

EXTRACURRICULARES

Além das atividades desenvolvidas no ambiente da sala de aula, nossos alunos também tem acesso à outras atividades, que envolvem a prática esportiva, atividades como Xadrez e Cultura Maker, além da preparação específica para Olimpíadas Científicas.

ATENDIMENTOS

INDIVIDUAIS

Os atendimentos individuais com professores plantonistas, oferecidos pelo WR no período vespertino, são por meio de agendamento, que o aluno pode fazer direto pela sua agenda, escolhendo o melhor horário disponível, pesquisando por professor ou pela disciplina que precisar. Assim, evitamos filas e garantimos que todos os alunos consigam ter suas dúvidas esclarecidas.

CONHEÇA ALGUMAS DAS COMPETIÇÕES CIENTÍFICAS DAS QUAIS PARTICIPAMOS

OBA

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E AERONÁUTICA

13 medalhas foram conquistadas pelos nossos alunos na OBA 2022

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma competição anual organizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no Brasil. A OBA é destinada a estudantes do ensino fundamental e médio e tem como objetivo estimular o interesse pela astronomia e áreas relacionadas entre os jovens brasileiros

A competição é realizada em várias etapas, desde a fase escolar até a fase nacional. Os estudantes que se destacam nas etapas anteriores têm a oportunidade de representar o Brasil em competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Astronomia.

OBQ

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA

A Olimpíada Brasileira de Química é uma competição anual realizada no Brasil para estudantes do ensino médio. Ela é organizada pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e tem como objetivo incentivar o estudo da química e identificar talentos nas áreas de ciência e tecnologia. A competição é dividida em duas etapas: uma prova escrita realizada em nível regional e uma prova final realizada em nível nacional. Os vencedores da olimpíada são convidados a participar de programas de verão e bolsas de estudo em universidades brasileiras.

OBF

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um evento educacional anual no qual estudantes do ensino médio competem resolvendo problemas de física. A OBF é organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e tem o objetivo de estimular o estudo da física entre os estudantes e de identificar jovens talentos para a área. Os participantes são selecionados por meio de uma série de provas regionais, e os vencedores avançam para a etapa nacional. A Olimpíada é aberta para todos os estudantes do ensino médio.

OBR

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é um evento educacional anual organizado pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e outras instituições. O objetivo da OBR é incentivar o estudo de robótica e automação entre estudantes do ensino fundamental e médio, bem como promover a formação de professores e a popularização da ciência e tecnologia entre a sociedade em geral.

Os participantes da OBR são divididos em três categorias: fundamental, médio e professor. Eles competem em desafios que envolvam o uso de robôs para realizar tarefas específicas, como navegação, manipulação, percepção, entre outras. A competição é realizada em várias etapas, incluindo etapas regionais, estaduais e nacional. Os vencedores da etapa nacional representam o Brasil em competições internacionais de robótica.

IYPT

INTERNATIONAL YOUNG PHYSICISTS' TOURNAMENT

O International Young Physicists’ Tournament (IYPT), é uma competição internacional de física para estudantes do ensino médio. A competição é realizada anualmente e equipes de diferentes países competem entre si, resolvendo problemas teóricos e experimentais de física. O IYPT é organizado pela International Union of Physical Sciences (IUPS), e os problemas para cada ano de competição são selecionados por um painel de físicos de todo o mundo. O objetivo do torneio é promover o estudo da física entre os jovens e estimular o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Os participantes são selecionados a partir de suas respectivas competições nacionais. Além da competição em si, o IYPT também inclui atividades como palestras e workshops sobre assuntos relacionados à física, e também é uma oportunidade para os participantes trocarem ideias e fazerem amizade com estudantes de outros países. Além disso, é também uma oportunidade para os participantes mostrarem seu conhecimento e habilidades para potenciais universidades e empregadores, e para as equipes ganhadoras o prestígio de representar o seu país em nível internacional. O IYPT é uma competição extremamente desafiadora, com problemas complexos que exigem um alto nível de conhecimento de física, bem como habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Ele tem o objetivo de estimular o estudo da física e identificar jovens talentos para a área, incentivando a cooperação internacional e o espírito esportivo.

BL4S

BEAM LINE FOR SCHOOLS

BL4S (Beam Line for Schools) é um projeto educacional científico internacional, que visa fornecer aos estudantes do ensino médio a oportunidade de conduzir experimentos científicos de alto nível em um acelerador de partículas. O projeto tem como objetivo aumentar a compreensão e o interesse dos estudantes pelas ciências, especialmente física e ciências da matéria. Os estudantes participantes trabalham em equipe para projetar e executar experimentos científicos em um ambiente de pesquisa real, usando um acelerador de partículas e equipamentos científicos avançados. Eles também têm a oportunidade de apresentar suas descobertas em congressos científicos e compartilhá-las com a comunidade científica global. O projeto é liderado pelo CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) e é realizado em parceria com instituições de pesquisa de vários países. O projeto oferece aos estudantes uma experiência única e valiosa que os incentiva a continuar seus estudos e carreiras nas ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

COMBATE

DE ROBÔS

Desde 2005, são organizados eventos de combate de robôs no Brasil com diversas outras categorias como Hockey, Sumô, Seguidor de Linha, Trekking, Futebol de Robôs e Artbots. O propósito destas competições é incentivar as pessoas à desenvolverem novas tecnologias, além de proporcionar um espetáculo para todo o público assistir e vibrar com as batalhas.

COPA COLEGIAL

DE EMPREENDEDORISMO

O projeto tem como objetivo estimular o ensino do empreendedorismo em escolas de todo o Brasil e desenvolver o talento empreendedor em adolescentes e jovens do ensino médio por meio de um concurso que elegerá a melhor ideia de negócio, proporcionando aos vencedores bolsas de estudo para Faculdade e uma viagem inesquecível ao Vale do Silício para participar do Silicon Valley BootCamp®. A intenção é que o projeto se perpetue com edições anuais.

Internamente, preparamos os alunos por meio da nossa Copa de Empreendedorismo, que teve sua 1ª  edição em 2023. Nela, nossos alunos puderam trabalhar com a gestão de projetos, considerando as restrições de custo, tempo e de recursos.

CLIMATE

SCIENCE

Existem várias competições estudantis voltadas para a ciência do clima que ocorrem em todo o mundo. Essas competições geralmente envolvem equipes de estudantes do ensino médio ou universitários desenvolvendo projetos ou propostas relacionadas à mudança do clima, e apresentando seu trabalho a um painel de juízes.
Os objetivos dessas competições são promover a educação e a conscientização sobre a mudança do clima, bem como estimular os estudantes a pensarem criticamente e criativamente sobre formas de abordar este desafio global. Um exemplo bem conhecido de competição estudantil voltada para a mudança do clima é o Climate Launchpad, que é a maior competição de ideias de negócios de limpeza do mundo. Está aberto para empreendedores, estudantes universitários e pesquisadores que desejam desenvolver uma ideia de negócio de limpeza. A competição oferece treinamento e orientação para os participantes, e os vencedores têm a oportunidade de apresentar suas ideias a investidores e outros parceiros potenciais. Outro exemplo é a Climate Change School Project Competition (C2SPC), esta competição é aberta para estudantes do ensino fundamental e médio de todo o mundo, o objetivo da competição é educar jovens sobre as causas e os efeitos da mudança do clima, e envolvê-los na criação de soluções inovadoras para problemas ambientais locais e globais. Como a mudança do clima continua a ser um assunto importante, cada vez mais competições estudantis se concentrarão nessa área e incentivarão mais estudantes a se envolver e fazer um impacto positivo em suas comunidades e no mundo.

OBC

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS

A Olimpíada Brasileira de Ciências é a competição que seleciona os alunos para representar  o nosso país na IJSO (Olimpíada Internacional Júnior de Ciências). Estes torneios são disputados anualmente em local itinerante entre estudantes de até 15 anos,  avaliados em Física, Química e Biologia simultaneamente.
Em 2023, será realizada a 20.a edição da IJSO, que deve contar com a participação de  delegações de mais de 50 países, representando todos os continentes.

Medalhas conquistadas por alunos WR na ONC 2022

MINIONU

As simulações de comitês da ONU (United Nations Model, UN Model) são eventos educacionais populares que ocorrem em todo o mundo. Estes eventos dão aos estudantes a oportunidade de representar os países membros das Nações Unidas e discutir questões globais atuais. Os estudantes se dividem em comitês, cada um representando um país diferente, e discutem temas específicos dentro das áreas de trabalho da ONU, como direitos humanos, meio ambiente, desenvolvimento econômico e assuntos internacionais de paz e segurança. Durante esses eventos, os estudantes desenvolvem habilidades valiosas, como negociação, oratória, pensamento crítico e trabalho em equipe. Estas simulações podem ser realizadas na escola, universidade, ou com organizações não governamentais. Estes eventos ajudam os estudantes a compreender melhor as nuances da política internacional e das dinâmicas globais e a desenvolver habilidades para se tornarem líderes e cidadãos globalmente conscientes.

OBRL

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE RACIOCÍNIO LÓGICO

A Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL) é uma forma de aproximarmos as escolas do desafiante mundo dos jogos e desafios lógicos, os quais, através de várias ferramentas pedagógicas e de uma metodologia direcionada, visam estimular a memória, a criatividade, a destreza e o pensamento lógico-analítico dos alunos, assim como desenvolver sua capacidade de concentração na solução de problemas, seja individualmente, seja em pequenos grupos. A Olimpíada está aberta a todas as escolas da rede pública e da rede particular, sendo de caráter estritamente pedagógico e cultural. Confira os materiais disponíveis, editais e provas das edições passadas.

OBM

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição para os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6º ano), Médio e Universitário das instituições públicas e privadas de todo o Brasil. A OBM é uma realização da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do INCTMat. É atribuição da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM a preparação das provas e soluções das provas da OBM, bem como definir critérios de correção e de premiação.

OBN

OLIMPÍADA BRASILEIRA NEUROCIÊNCIA

Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN), ou Brazilian Brain Bee, é uma olimpíada científica voltada para alunos do ensino médio, cujo principal objetivo é despertar o interesse dos estudantes para o conhecimento científico. O candidato deve ser vencedor em uma das etapas locais para participar da nacional, cujo vencedor representará o Brasil na International Brain Bee, competição fundada em 1998 pelo Dr. Norbert Myslinski (Universidade de Maryland – EUA)

A Brain Bee e a Brain Awaraness Week foram as principais ações de divulgação das neurociências empreendidas, surgindo nos EUA e depois pelo mundo. Atualmente, a organização segue o padrão original estabelecido pelo Dr. Myslinski, onde os estudantes avançam através de três níveis: competições locais (mais de 150 Comitês Locais, sendo 12 brasileiros), nacionais (em mais de 30 países) e internacional, que reúnem competidores de 6 continentes. Cerca de 30 mil estudantes competem anualmente. No Brasil, as competições de neurociências realizadas para alunos do ensino médio foram instituídas no ano de 2013, a partir da iniciativa do Dr. Alfred Sholl-Franco e da montagem de um comitê nacional no Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN).

PROJETO

BIOPOLÍTICA

Um grupo de alunos se encarregará de coletar a água do Parque Vaca Brava, fazer a anáise clínico na escola, identificar a quantidade de coliformes ou impurezas da água, sugerir um processo de descontaminação e encaminhar à secretaria da saúde do município e à câmara dos vereadores de Goiânia. Desta forma o aluno passará pelos estudos nas disciplinas de física, química, português e biologia, percebendo também o aprimoramento de várias habilidades.

ONHB

OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é uma Olimpíada de Conhecimento elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo sua primeira edição acontecido em 2009. Foi criada com o objetivo de promover, no campo das ciências humanas, uma “atividade que estimula o conhecimento e o estudo, desperta talentos e aptidões e, fundamentalmente, envolve os participantes em atividades de desafi o construtivo”. Sendo composta por seis fases virtuais e uma presencial, a ONHB é realizada por equipes de quatro membros: três estudantes (oitavo e nono ano do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e um professor de história do colégio do grupo. Ao longo das fases virtuais, que duram uma semana cada, são também realizadas tarefas que envolvem uma participação mais ativa dos alunos.

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