CULTURA
MAKER
PROJETO
DE VIDA
ATIVIDADES
EXTRACURRICULARES
ATENDIMENTOS
INDIVIDUAIS
CONHEÇA ALGUMAS DAS COMPETIÇÕES CIENTÍFICAS DAS QUAIS PARTICIPAMOS
OBA
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E AERONÁUTICA
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma competição anual organizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no Brasil. A OBA é destinada a estudantes do ensino fundamental e médio e tem como objetivo estimular o interesse pela astronomia e áreas relacionadas entre os jovens brasileiros
OBQ
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA
A Olimpíada Brasileira de Química é uma competição anual realizada no Brasil para estudantes do ensino médio. Ela é organizada pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e tem como objetivo incentivar o estudo da química e identificar talentos nas áreas de ciência e tecnologia. A competição é dividida em duas etapas: uma prova escrita realizada em nível regional e uma prova final realizada em nível nacional. Os vencedores da olimpíada são convidados a participar de programas de verão e bolsas de estudo em universidades brasileiras.
OBF
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA
A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um evento educacional anual no qual estudantes do ensino médio competem resolvendo problemas de física. A OBF é organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e tem o objetivo de estimular o estudo da física entre os estudantes e de identificar jovens talentos para a área. Os participantes são selecionados por meio de uma série de provas regionais, e os vencedores avançam para a etapa nacional. A Olimpíada é aberta para todos os estudantes do ensino médio.
OBR
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é um evento educacional anual organizado pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e outras instituições. O objetivo da OBR é incentivar o estudo de robótica e automação entre estudantes do ensino fundamental e médio, bem como promover a formação de professores e a popularização da ciência e tecnologia entre a sociedade em geral.
Os participantes da OBR são divididos em três categorias: fundamental, médio e professor. Eles competem em desafios que envolvam o uso de robôs para realizar tarefas específicas, como navegação, manipulação, percepção, entre outras. A competição é realizada em várias etapas, incluindo etapas regionais, estaduais e nacional. Os vencedores da etapa nacional representam o Brasil em competições internacionais de robótica.
IYPT
INTERNATIONAL YOUNG PHYSICISTS' TOURNAMENT
BL4S
BEAM LINE FOR SCHOOLS
COMBATE
DE ROBÔS
Desde 2005, são organizados eventos de combate de robôs no Brasil com diversas outras categorias como Hockey, Sumô, Seguidor de Linha, Trekking, Futebol de Robôs e Artbots. O propósito destas competições é incentivar as pessoas à desenvolverem novas tecnologias, além de proporcionar um espetáculo para todo o público assistir e vibrar com as batalhas.
COPA COLEGIAL
DE EMPREENDEDORISMO
O projeto tem como objetivo estimular o ensino do empreendedorismo em escolas de todo o Brasil e desenvolver o talento empreendedor em adolescentes e jovens do ensino médio por meio de um concurso que elegerá a melhor ideia de negócio, proporcionando aos vencedores bolsas de estudo para Faculdade e uma viagem inesquecível ao Vale do Silício para participar do Silicon Valley BootCamp®. A intenção é que o projeto se perpetue com edições anuais.
Internamente, preparamos os alunos por meio da nossa Copa de Empreendedorismo, que teve sua 1ª edição em 2023. Nela, nossos alunos puderam trabalhar com a gestão de projetos, considerando as restrições de custo, tempo e de recursos.
CLIMATE
SCIENCE
OBC
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS
A Olimpíada Brasileira de Ciências é a competição que seleciona os alunos para representar o nosso país na IJSO (Olimpíada Internacional Júnior de Ciências). Estes torneios são disputados anualmente em local itinerante entre estudantes de até 15 anos, avaliados em Física, Química e Biologia simultaneamente.
Em 2023, será realizada a 20.a edição da IJSO, que deve contar com a participação de delegações de mais de 50 países, representando todos os continentes.
MINIONU
OBRL
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE RACIOCÍNIO LÓGICO
OBM
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA
OBN
OLIMPÍADA BRASILEIRA NEUROCIÊNCIA
A Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN), ou Brazilian Brain Bee, é uma olimpíada científica voltada para alunos do ensino médio, cujo principal objetivo é despertar o interesse dos estudantes para o conhecimento científico. O candidato deve ser vencedor em uma das etapas locais para participar da nacional, cujo vencedor representará o Brasil na International Brain Bee, competição fundada em 1998 pelo Dr. Norbert Myslinski (Universidade de Maryland – EUA)
A Brain Bee e a Brain Awaraness Week foram as principais ações de divulgação das neurociências empreendidas, surgindo nos EUA e depois pelo mundo. Atualmente, a organização segue o padrão original estabelecido pelo Dr. Myslinski, onde os estudantes avançam através de três níveis: competições locais (mais de 150 Comitês Locais, sendo 12 brasileiros), nacionais (em mais de 30 países) e internacional, que reúnem competidores de 6 continentes. Cerca de 30 mil estudantes competem anualmente. No Brasil, as competições de neurociências realizadas para alunos do ensino médio foram instituídas no ano de 2013, a partir da iniciativa do Dr. Alfred Sholl-Franco e da montagem de um comitê nacional no Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN).
PROJETO
BIOPOLÍTICA
Um grupo de alunos se encarregará de coletar a água do Parque Vaca Brava, fazer a anáise clínico na escola, identificar a quantidade de coliformes ou impurezas da água, sugerir um processo de descontaminação e encaminhar à secretaria da saúde do município e à câmara dos vereadores de Goiânia. Desta forma o aluno passará pelos estudos nas disciplinas de física, química, português e biologia, percebendo também o aprimoramento de várias habilidades.
ONHB
OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL
A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é uma Olimpíada de Conhecimento elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo sua primeira edição acontecido em 2009. Foi criada com o objetivo de promover, no campo das ciências humanas, uma “atividade que estimula o conhecimento e o estudo, desperta talentos e aptidões e, fundamentalmente, envolve os participantes em atividades de desafi o construtivo”. Sendo composta por seis fases virtuais e uma presencial, a ONHB é realizada por equipes de quatro membros: três estudantes (oitavo e nono ano do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e um professor de história do colégio do grupo. Ao longo das fases virtuais, que duram uma semana cada, são também realizadas tarefas que envolvem uma participação mais ativa dos alunos.